segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AV. PRESIDENTE VARGAS



A grande avenida, inaugurada em 7 de setembro de 1944, existe graças à demolição de mais de 500 construções nas quadras compreendidas entre a Rua Gen. Câmara (antiga Rua do Sabão) e a Rua de São Pedro; estas duas ruas passaram a constituir as pistas laterais (lados impar e par, respectivamente) enquanto a pista central ocupa o lugar que era das quadras demolidas. 

Dentre os demolidos estavam 4 igrejas (São Pedro dos Clérigos, São Domingos, Bom Jesus do Calvário e NªSª da Conceição); o Largo do Capim; o prédio da Prefeitura; uma fatia da Praça da República; e quase toda a Praça Onze de Junho, centro do samba e local dos desfiles carnavalescos até então.

A Avenida foi construída em pleno estado Novo, numa época conturbada, quando a Segunda Guerra Mundial começava a tomar forma.

Logo após o rompimento de relações diplomáticas com o Eixo, em plena construção da Avenida Presidente Vargas, como previra Getúlio, começaram os ataques e afundamento de vários navios brasileiros por submarinos alemães, causando centenas de vítimas civis brasileiras. No total, 21 submarinos alemães e 2 italianos afundaram trinta e seis navios mercantes brasileiros, causando 1.691 náufragos e 1.074 mortes.

O Brasil seria o único país da América Latina a participar da Segunda Guerra Mundial, e as cidades mais envolvidas do Brasil, sem dúvida alguma foram: Natal e Rio de Janeiro.

Av. Presidente Vargas

Av. Presidente Vargas - Anos 20 (Região do Centro, onde seria aberta a Av. Presidente Vargas, cruzando a Av. Rio Branco)





Av. Presidente Vargas - 1940 (Na sequência uma foto tirada em 1944, do mesmo ângulo)



Av. Presidente Vargas - 1944



(Parece até mais uma cidade européia que tinha sido arrasada na mesma época, após a segunda guerra, e tudo isso para se construir uma avenida, que curiosamente, foi inspirada, nas boulevards facistas do eixo)



Av. Presidente Vargas - Anos 40























(A Volta)






















Av. Presidente Vargas com a Av. Rio Branco - 1950



Av. Presidente Vargas - Início dos Anos 50










Av. Presidente Vargas - 1952 





(1953 - RMRJ já chegava a 5.000.000 de habitantes)



Av. Presidente Vargas - 1953 



Av. Presidente Vargas - 1955





Av. Presidente Vargas com a Av. Passos - Anos 50



Av. Presidente Vargas - 1957



Av. Presidente Vargas - 1958








Av. Presidente Vargas - 1959



Av. Presidente Vargas - 1960





Av. Presidente Vargas - 1961



Av. Presidente Vargas - 1964





Av. Presidente Vargas - 1965









Av. Presidente Vargas - Anos 60



Av. Presidente Vargas - 1968



Av. Presidente Vargas - Final dos Anos 60













Av. Presidente Vargas - 1969










Av. Presidente Vargas - 1970










Av. Presidente Vargas - 1971


(1971 - RMRJ já alcançava 8.000.000 de habitantes)


Av. Presidente Vargas - Início dos Anos 70 (Começo das Obras do Metrô)





Av. Presidente Vargas - 1977


(1981 - RMRJ atingia a marca de 10.000.000 de habitantes)


Av. Presidente Vargas - 1981 (6:30) começando mais um dia. 



4 comentários:

  1. Nossa, amei! Obrigado por postar as fotos... amo as antigas...

    ResponderExcluir
  2. Trabalho no Ed Palácio Mercantil, ele é de "esquina" com rua Miguel Couto 105. sempre achei meio esquisito um predio que se diz na Presidente Vargas 482 ter uma entrada somente pela Rua Miguel Couto 105. Disseram qie ele foi feito para segurar um possivel tombamento dos edificios do lado, será verdade??? E porque que o conjunto "Balança mais não Cai" tem esse nome? Será que os nossos engenheiros são competentes assim????
    Bobchalton S. T.

    ResponderExcluir
  3. Acho sensacional,sou de 1956 e não lembro muito dessa época,mas adoro parece que eu ja vivi nesta era,é divino parabéns

    ResponderExcluir
  4. Carlos não estou conseguindo visualizar as fotos da Presidente Vargas. Elas foram retiradas ou é um problema do meu browser?

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.