segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AV. PRESIDENTE VARGAS



A grande avenida, inaugurada em 7 de setembro de 1944, existe graças à demolição de mais de 500 construções nas quadras compreendidas entre a Rua Gen. Câmara (antiga Rua do Sabão) e a Rua de São Pedro; estas duas ruas passaram a constituir as pistas laterais (lados impar e par, respectivamente) enquanto a pista central ocupa o lugar que era das quadras demolidas. 

Dentre os demolidos estavam 4 igrejas (São Pedro dos Clérigos, São Domingos, Bom Jesus do Calvário e NªSª da Conceição); o Largo do Capim; o prédio da Prefeitura; uma fatia da Praça da República; e quase toda a Praça Onze de Junho, centro do samba e local dos desfiles carnavalescos até então.

A Avenida foi construída em pleno estado Novo, numa época conturbada, quando a Segunda Guerra Mundial começava a tomar forma.

Logo após o rompimento de relações diplomáticas com o Eixo, em plena construção da Avenida Presidente Vargas, como previra Getúlio, começaram os ataques e afundamento de vários navios brasileiros por submarinos alemães, causando centenas de vítimas civis brasileiras. No total, 21 submarinos alemães e 2 italianos afundaram trinta e seis navios mercantes brasileiros, causando 1.691 náufragos e 1.074 mortes.

O Brasil seria o único país da América Latina a participar da Segunda Guerra Mundial, e as cidades mais envolvidas do Brasil, sem dúvida alguma foram: Natal e Rio de Janeiro.

Av. Presidente Vargas

Av. Presidente Vargas - Anos 20 (Região do Centro, onde seria aberta a Av. Presidente Vargas, cruzando a Av. Rio Branco)





Av. Presidente Vargas - 1940 (Na sequência uma foto tirada em 1944, do mesmo ângulo)



Av. Presidente Vargas - 1944



(Parece até mais uma cidade européia que tinha sido arrasada na mesma época, após a segunda guerra, e tudo isso para se construir uma avenida, que curiosamente, foi inspirada, nas boulevards facistas do eixo)



Av. Presidente Vargas - Anos 40























(A Volta)






















Av. Presidente Vargas com a Av. Rio Branco - 1950



Av. Presidente Vargas - Início dos Anos 50










Av. Presidente Vargas - 1952 





(1953 - RMRJ já chegava a 5.000.000 de habitantes)



Av. Presidente Vargas - 1953 



Av. Presidente Vargas - 1955





Av. Presidente Vargas com a Av. Passos - Anos 50



Av. Presidente Vargas - 1957



Av. Presidente Vargas - 1958








Av. Presidente Vargas - 1959



Av. Presidente Vargas - 1960





Av. Presidente Vargas - 1961



Av. Presidente Vargas - 1964





Av. Presidente Vargas - 1965









Av. Presidente Vargas - Anos 60



Av. Presidente Vargas - 1968



Av. Presidente Vargas - Final dos Anos 60













Av. Presidente Vargas - 1969










Av. Presidente Vargas - 1970










Av. Presidente Vargas - 1971


(1971 - RMRJ já alcançava 8.000.000 de habitantes)


Av. Presidente Vargas - Início dos Anos 70 (Começo das Obras do Metrô)





Av. Presidente Vargas - 1977


(1981 - RMRJ atingia a marca de 10.000.000 de habitantes)


Av. Presidente Vargas - 1981 (6:30) começando mais um dia.