segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RIO COMPRIDO



Denominação e História.


O Rio Comprido é um bairro de classe média-baixa, e classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro no Brasil. O seu nome decorre do rio que nasce na Floresta da Tijuca, que percorre o bairro, e que desagua na Baía da Guanabara.



No século XVII, neste vale fluvial, era plantada a cana-de-açúcar, e o açúcar produzido era escoado por um trapiche em embarcações que o conduziam até à baía e ao porto do Rio de Janeiro.



De acordo com o historiador Noronha Santos, pode-se fixar como marco no desenvolvimento da região correspondente os atuais bairros da Cidade Nova, do Catumbi e do Rio Comprido. O Alvará-Régio de 26 de Abril de 1811, que concedeu a isenção da décima urbana aos prédios assobradados ou de sobrado, que se construíssem nas novas ruas abertas, desde o princípio do século.



O Rio Comprido era então, uma área ocupada por chácaras de pessoas abastadas, entre as quais, ingleses ("Chácara dos Ingleses"), além das do bispo Frei Antônio do Desterro, de onde as denominações "Largo do Bispo" (atual Praça Condessa Paulo de Frontin) e Rua do Bispo. Nessa propriedade passaria a funcionar, desde 1891, o Seminário São José, transferido da Rua da Ajuda, no sopé do Morro do Castelo.



O principal logradouro do bairro era a Avenida Rio Comprido (atual Av. Paulo de Frontin), com uma extensão de 1.600 metros, aberta em 1919, na gestão do prefeito Paulo de Frontin à época do governo do presidente Delfim Moreira.



Esse bairro elegante, de moradias (casas) de alto nível, abrigava três clubes que aumentavam o lazer dos moradores: o "Clube Desportivo do Rio de Janeiro" (Clube Alemão), com seu campo de "futebol society", gramado maravilhoso (guardado pelo velho Pocidônio), suas pistas de boliche e o ginásio para ginástica olímpica, o "Clube Ibéria" (com sua "micro piscina", quadra de esportes, elevador e gruta), já extinto, e o Clube Minerva, na rua Itapiru, cujo ponto forte era o "futebol de salão".



Com a escalada da decadência, os tradicionais moradores mudaram-se, registrando-se uma acentuada queda no índice de qualidade de vida do bairro, atualmente cercado por favelas como o Turano, o Fogueteiro, o Querosene e o Complexo Paula Ramos, marcadas pela violência, trafico de drogas, prostituição e pela exclusão social.





Largo do Rio Comprido – Início do Séc. XX





Largo do Rio Comprido - 1915





Praça Condessa Paulo de Frontin – 1915





Av. Paulo de Frontin - 1916











Av. Paulo de Frontin - 1921





Praça Condessa Paulo de Frontin – 1922





Av. Paulo de Frontin – Anos 20





Rio Comprido - 1928























Rua Costa Ferraz - 1928





Rua Itapiru – 1928







Av. Paulo de Frontin – 1928

















Rio Comprido (Amparo Feminino) - Anos 50´s







Rua Itapiru - 1967 



11 comentários:

  1. Muito legal...tá de parabéns, é bom ver como era meu bairro a anos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e obrigada pelo interesse pelo bairro. Quanto mais melhor. Aproveito para avisar que as quatro fotos após o texto RIO COMPRIDO - 1928 não são no bairro. Você publicou a foto inteira e 3 detalhes dela. A localização é na av. Heitor Beltrão com rua Prof Gabizo. Na foto principal aparece o registro do Malta onde diz rio Trapicheiros.

    ResponderExcluir
  3. Na antepenultima foto (foto ANTES da foto do Amparo Feminino) acima, bem a direita da foto aparece o prédio onde hoje fica a loja Bob´s do Rio Comprido (esquina da Rua do Bispo com Av. Paulo de Frontim.
    Eu nao sabia que esse predio era tão antigo.
    Engraçado é que se vocês verem a foto do Bob´s no Google Maps hoje, tem uma janelinha acima da sacada (virada para a Paulo de Frontim) que está aberta do mesmo jeito que estava aberta na foto antiga (somente a banda esquerda da janela aberta).
    Obrigado pela foto.
    Moisés.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela coleção e pela história. Adorei ver e rever o meu bairro.

    ResponderExcluir
  5. Só uma correção: a terceira foto não é da Praça, e sim da Av. Paulo de Frontin, onde se vê a Igreja de São Pedro.

    ResponderExcluir
  6. que lindo o meu bairro onde nasci amei as fotos

    ResponderExcluir
  7. até minha adolescência morei na Paulo de Frontin. joguei futebol no clube Alemão, aprendi a nadar na mini(Rss) piscina do Ibéria. tivemos que mudar por ordem da defesa civil que condenou várias casas pelo lençol d'água formado pelas chuvas de 66. Boa infância nesse bairro que já foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Nessa última foto, os montes de entulho na rua vieram por conta das fortes chuvas que muito prejudicaram a cidade e em especial várias famílias na Av. paulo de Frontin. Entre elas a minha, pois tivemos que mudar para o bairro de Fátima na Lapa. Infância no Rio Comprido... Foi muito boa!!! Recordar é viver! Parabéns pelo BLOG

    ResponderExcluir
  9. Eu também nasci no Rio Comprido. E aos 65 anos ainda resido neste maravilhoso solo. Nasci na Rua Costa Ferraz, onde passei a minha adorável infância. Na idade adulta, após me casar, mudei-me para Rua Barão de Petrópolis, onde ainda moro.
    Obrigado por postar todas essas fotos, apesar de que algumas não são do bairro. Falta a foto da Rua Costa Ferraz. Se for possível gostaria de ver a reprodução fotográfica desta rua que consta ser do ano de 1928.
    Obrigado. Mais uma vez!

    ResponderExcluir
  10. Show de bola! Sou apaixonado por história,especialmente sobre os bairros. Tenho 27 anos e sou nascido e criado neste bairro, na rua Sampaio Viana e,através deste acervo,consegui aprofundar o meu conhecimento sobre o local.


    Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.