Desde os tempos de D. João VI já se pensava em construir um canal navegável ligando o mar ao Rocio Pequeno, atual Praça Onze de Junho, que só recebeu este nome depois da Guerra do Paraguai, em homenagem ao dia em que a esquadra do Almirante Barroso venceu a Batalha do Riachuelo. O canal teria como objetivo secar um enorme pântano existente próximo da Cidade Nova, que era um foco de doenças, mosquitos e exalações desagradáveis.
Mas só em 1857, foi iniciada a construção do Canal do Mangue, que foi a maior obra de saneamento do Rio de Janeiro, na época do Império, que possibilitou a extinção da Lagoa da Sentinela e dos pantanais de São Diogo, que iam até quase o Campo de Santana. A obra foi contratada ao Barão de Mauá, que a inaugurou juntamente com sua fábrica de gás para iluminação pública e doméstica que ficava próxima do Rocio Pequeno.
No Governo de Henrique de Toledo Dodsworth, a idéia de prolongar a Avenida do Mangue até o Cais dos Mineiros, atual Arsenal da Marinha, foi posta em prática.
Canal do Mangue – Final do Século XIX
Canal do Mangue – Início do Século XX
Av. Francisco Bicalho com a Av. Rodrigues Alves - 1900´s
Canal do Mangue - 1906
Av. Francisco Bicalho (Villa Guarany) - 1907
Canal do Mangue - 1909
Canal do Mangue - 1910
Canal do Mangue - 1919
Canal do Mangue – Anos 20
Estação Barão de Mauá (Leopoldina) – 1926
Estação Barão de Mauá (Leopoldina) – 1927
Estação Barão de Mauá (Leopoldina) – 1928
Canal do Mangue - 1928
Canal do Mangue - 1936
Canal do Mangue - 1940
Canal do Mangue - 1945
Estação Barão de Mauá (Leopoldina) – 1959
Canal do Mangue (A Grande Enchente de 1966) - 1966
Canal do Mangue – 1970
Canal do Mangue - 1975
A 10a foto é do educandário Gonçalves de Araújo, ainda em ótimo estado e em funcionamento no Campo de São Cristóvão.
ResponderExcluirO novo Canal do Mangue vai receber cinco torres de 150 metros de altura e 38 andares cada uma: http://www.portomaravilha.com.br/conteudo/trump-towers-rio-chega-ao-porto-maravilha.aspx
ResponderExcluirFoi anunciado hoje (18/12/2012).