quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRAÇA TIRADENTES

A Praça Tiradentes é um logradouro localizado no centro do Rio de Janeiro. Tradicionalmente, é apontada como o antigo "Campo de Lampadosa", a praça é apontada erroneamente como sendo o local da execução de Tiradentes. Estudos recentes mostram que o alferes mineiro foi, na verdade, enforcado na esquina da Rua Passos com Avenida Passos, também no Centro do Rio. Dada a efervescência cultural do século passado, ficou conhecida por ser o "ponto cem réis" dos bondes que faziam retorno para o bairro da Muda.

Possui ao seu redor dois dos mais importantes teatros da capital fluminense: o Teatro Carlos Gomes e o Teatro João Caetano. Também a seu redor se localizam alguns estabelecimentos centenários que fizeram história, como a sapataria Tic-Tac (que criou fama na época do pós-guerra por se especializar em cravejar tachinhas de ferro nas extremidades do solado dos calçados) e outros que já não mais existentes, como a Camisaria Progresso. A praça também é muito procurada devido ao baixo meretrício no entorno trazido nos anos trinta com aspolacas.

Na praça está localizado o Monumento a D. Pedro I, que muitos pensam tratar-se da estátua de Tiradentes, executada pelo escultor francêsLouis Rochet a mando de D. Pedro II. É a mais antiga estátua do Rio de Janeiro.


A atual Praça Tiradentes teve origem, nos idos do Séc. XVII, no desmembramento do então chamado Campo de São Domingos. Em 1690 chamava-se Rossio Grande, em clara alusão ao Largo do Rossio lisboeta; mais tarde, passou a Campo dos Ciganos, devido à chegada, de Portugal, de um grupo desses nômades, e que ali montaram, por algum tempo, suas barracas. A partir de 1747, com a construção da Capela de NªSª da Lampadosa, passou a ser conhecida como Campo da Lampadosa. Em 1808, passou a ser o Campo do Polé, graças à instalação, no local, de um pelourinho. Em 1821, passou a ser chamada Praça da Constituição; D. Pedro, assumindo o posto de Príncipe Regente, jurou fidelidade à Constituição Portuguesa de uma das varandas do Real Teatro São João que ficava onde, hoje, encontra-se o Teatro João Caetano. Finalmente, em 1890, ao aproximar-se o centenário da morte de Joaquim José da Silva Xavier, passou a ter o nome de Praça Tiradentes, pela proximidade do local onde se acredita ter sido enforcado o protomártir da Independência.

No centro da praça, o monumento a Pedro I, mandado erigir por Pedro II, foi inaugurado em 1862. Apresenta o Imperador a cavalo, fardado de general, segurando com a mão esquerda as rédeas, enquanto com a direita exibe a Constituição de 1824.(Há quem acredite tratar-se das cartas recebidas às margens do Ipiranga.) No pedestal, quatro estátuas de bronze representam os rios Amazonas, Paraná, São Francisco e Madeira. O monumento nasceu de um concurso internacional, em 1855, vencido pelo brasileiro Maximiliano Mafra, e foi construído em Paris por Louis Rochet ( 3º colocado no mesmo concurso) que tinha como aprendiz o jovem Auguste Rodin.

Em 1865 acrescentaram-lhe quatro alegorias representando as virtudes das nações modernas: a Justiça, a Liberdade, a União, e a Fidelidade, depois transferidas para a Praça NªSª da Paz, em Ipanema. O gradil foi instalado em 1865, e dos oito lampiões iniciais, restam 5. O monumento foi recentemente restaurado (2006) e as alegorias retornaram, devolvidas à Praça.

Nas proximidades há, ainda, alguns prédios de valor histórico, tais como: o Solar do Visconde do Rio Seco (Pça. Tiradentes, 67), a Igreja do Santíssimo Sacramento (Av. Passos, 50), a casa de Bidu Sayão (Pça Tiradentes,48) e as casas de números 5 e 11 da Rua Gonçalves Ledo.

Na foto grande, do início do século passado, vê-se trecho da praça. No postal, também do início do Séc. XX, podemos apreciar alguns detalhes; e a foto colorida, mais recente, mostra a ausência de vários lampiões.

Estátua de D. Pedro I





Coletivo Penha X Praça tiradentes.

3 comentários:

  1. Onde encontro , para comprar, fotos antigas da Praça Tiradentes? Amei a matéria

    ResponderExcluir
  2. interesante vivemo iso sei que nao nada fasio

    ResponderExcluir
  3. Interessante pois meus antepassados moraram ali quando se chamava Praça da Constituiçao no numero 33.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.